O LUNDU É UMA DANÇA?

A dança do LUNDU ou LUNDUN

O LUNDU é uma dança africana

O Lundu é uma dança africana que chegou ao Brasil durante a época da escravidão e misturou-se com elementos da cultura brasileira. O Lundu e o Maxixe são dois gêneros musicais que tiveram grande influência no desenvolvimento do samba. O Lundu é conhecido por sua cadência marcante e pelos movimentos sensuais dos dançarinos. É marcado com um ritmo que varia entre dois e quatro tempos. É uma das principais expressões da cultura negra no Brasil. Ele foi incorporado às festas populares no Brasil. Teve grande popularidade entre os séculos XVIII e XIX. É chamado também de Lundum.

O MAXIXE é Tango?

O Maxixe, surgiu no final do século XIX, é uma dança de origem brasileira que também teve influências africanas e europeias. Teve influência da polca, do lundu e da habanera. O maxixe, é caracterizado por sua batida acelerada e movimentos ágeis, era dançado principalmente nos salões da elite carioca. O Maxixe era chamado também de Tango Brasileiro. Um dos seus maiores representantes foi Ernesto Nazareth.

O SAMBA é uma mistura de Lundu e Maxixe

Foi a partir da mistura desses ritmos que o samba começou a surgir no início do século XX. O samba foi criado principalmente pelos moradores das favelas do Rio de Janeiro, que se reuniam em rodas para cantar e dançar. Essas rodas de samba eram compostas por músicos que tocavam instrumentos como o pandeiro, o cavaquinho e o violão. Assim, o samba se tornou uma forma de expressão da cultura popular brasileira e hoje é um dos gêneros musicais mais conhecidos e respeitados do país.

O RÍTMO do Lundu é sincopado

O ritmo do Lundu apresenta a síncopa ou síncope, que é um elemento rítmico marcante, muito presente na música afro-brasileira; cria uma sensação de balanço, por isso os movimentos dos quadris associado ao balanço das ondas. A síncopa consiste em acentuar os tempos fracos do compasso, criando um efeito de “empurrar” o ritmo para frente, um efeito de “ondulação”, que é reproduzido pelos movimentos do corpo. Isso é feito através de pausas ou acentuações fora do tempo forte do compasso, criando um contraste rítmico entre as diferentes partes da música.

Por que O LUNDU foi proibido?

No início, o lundu era um ritmo proibido pelas autoridades coloniais, que temiam que a dança estimulasse comportamentos considerados imorais. No entanto, o lundu foi se popularizando e acabou sendo aceito pela sociedade brasileira. Ao longo do tempo, o lundu sofreu diversas transformações e o pandeiro, a viola e o cavaquinho foram incorporados.

LUNDU, qual a origem desta palavra?

A origem do termo “lundu” é incerta: dizem que a palavra tem origem em línguas africanas e significa “lamento”, “choro” ou “gemido”. Outra teoria: origem portuguesa, a “londo”, que era popular na época do Brasil colonial e pode ter influenciado o desenvolvimento do lundu no país.

O LUNDU ainda é dançado no Brasil?

O Lundu era muito popular na Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, durante o período colonial. Hoje em dia, o Lundu pode ser encontradas em diversas partes do país. É valorizado em eventos como Carnaval e o Dia da Consciência Negra e representa uma importante expressão da cultura afro-brasileira. Nas escolas de dança e música o lundu também é estudado como parte da história e da identidade cultural do Brasil.

Apresentação do Lundu em Lisboa por Tauana Oxley e Carlos Machado

Fonte:

  • https://youtu.be/0ngrmAhFQNc
  • https://youtu.be/2oJ2pEg9CzE
  • https://musicabrasilis.org.br/temas/tango-brasileiro
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Lundu

6 thoughts on “O LUNDU É UMA DANÇA?

  1. Quanta riqueza existe em nosso país através da cultura trazida por outros povos. O Lundu é uma dança que cheia de interpretação e expressão. Lindo.

    1. Aila querida!
      Sim. Estou explorando bem estes temas para que conheçamos melhor a nossa história que é tão maravilhosa. Estes ritmos vieram influenciar o ‘nascimento’ do nosso samba que é admirado no mundo todo.
      Beijos
      Nilce

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.