O PAI DA BOSSA NOVA
JOÃO GILBERTO E A BOSSA NOVA – Gilberto Prado Pereira de Oliveira era o seu nome completo. Era de família de músicos, foi cantor, violonista e compositor brasileiro, conhecido como o Pai da Bossa Nova. Foi considerado um artista genial por musicólogos e jornalistas especializados. Ele revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão para tocar samba: a ‘bossa nova’. Nasceu em 10 de junho de 1931, na cidade de Juazeiro, Bahia. Sua jornada musical começou cedo, moldada pelas influências do samba e do jazz que permeavam sua infância e adolescência. Desde jovem, João Gilberto demonstrava um talento extraordinário para a música, dominando o violão de forma única. Ele buscava incessantemente uma sonoridade distinta. Isto o levou a desenvolver por conseguinte, uma nova técnica ao violão: a batida sincopada, um estilo revolucionário que viria a caracterizar a Bossa Nova.
JOÃO GILBERTO E SEU INTERESSE PELA MÚSICA
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira foi um dos músicos mais influentes e inovadores da história da música brasileira. Ele desenvolveu seu talento musical de forma autodidata e também teve influências de alguns músicos ao longo de sua vida. Não há registros de que tenha frequentado um conservatório formalmente. Sua educação musical foi principalmente por meio de sua própria prática, experimentação e observação de outros músicos. Desde sua infância em Juazeiro, Bahia, João Gilberto teve contato com diversos estilos musicais: principalmente o samba e o jazz. Seu interesse pela música foi incentivado por sua família. Seu pai, era um apreciador de música e possuía uma vasta coleção de discos.
JOÃO GILBERTO E SUA INCESSANTE BUSCA
João Gilberto, não teve um professor formal de música, como dissemos, ele absorveu conhecimento através de sua própria prática e estudo intensivo. Ele procurou se familiarizar com diversos estilos musicais. Em Salvador, começou a se aprofundar as suas habilidades musicais absorvendo influências de músicos locais. Ele criou uma batida suave e sofisticada e desenvolveu uma técnica única de tocar violão. Ficou assim caracterizada pelo famoso estilo de batida ‘bossa nova’, que se tornou sua marca registrada. Em alguns poucos períodos recebeu orientação de Isaias Savio, renomado violonista e compositor brasileiro em seu breve período na “Academia de Música Dodô e Osmar“. No entanto, sua abordagem principal continuou sendo o aprendizado autodidata e a experimentação pessoal, o que contribuiu para a singularidade de seu estilo musical.
O QUE É A BATIDA SINCOPADA
A batida sincopada é um padrão rítmico na música. Esse padrão cria um senso de surpresa ou ênfase ao deslocar o acento de tempo de forma inesperada. Você espera então, um certo ritmo regular, mas alguns batimentos são colocados em momentos inesperados, o que dá um toque especial e diferente à música. Esta batida sincopada é uma das marcas registradas do samba e de outras formas de música afro-brasileira. João Gilberto, absorveu e reinterpretou elementos do samba. Trouxe assim, essa essência para a Bossa Nova, adaptando-a ao seu estilo único de tocar violão e cantar.
A TÉCNICA INOVADORA
A técnica inovadora de violão que ele desenvolveu tinha uma sonoridade distinta e se caracterizava além da batida sincopada, pelo estilo suave e intimista. O deslocamento ritmo-melódico parece uma ideia simples, porém, sua execução é complexa e difícil. Ele praticamente reinventa a música brasileira a partir de suas próprias raízes, expondo novas possibilidades temporais a partir de suas bases essenciais. Nesse sentido, ele impactou a nossa música. Fez dela então, o eixo de uma revolução capaz de inverter a relação entre a arte de nosso país e a do restante do mundo. Dos EUA ao extremo oriente, passando pela Europa e pela Rússia, todos tiveram de se adaptar a fim de imitar e reproduzir a música brasileira. Sua genialidade musical é um testemunho de sua capacidade de absorver e reinterpretar influências, criando algo verdadeiramente novo, único e revolucionário.
AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS
A batida sincopada desenvolvida por João Gilberto na Bossa Nova tem suas raízes nas tradições musicais afro-brasileiras. Essa influência é evidente em muitas das músicas de João Gilberto. A batida do violão é marcada por ritmos complexos e uma sensação de ‘balanço‘ característica do samba. Ao combinar essa batida sincopada com melodias suaves e harmonias sofisticadas, João Gilberto criou um estilo distinto que veio a definir a Bossa Nova. A influência afro pois, é tão importante que ‘não haveria música brasileira, nos sentidos mais usuais do termo, sem a influência dos milhões de africanos. Eles eram oriundos de diversas etnias trazidos para o Brasil ao longo de quatro séculos de escravização. A música sempre fez parte das culturas tradicionais africanas. Não apenas no lazer e festividades, mas como componente das atividades do dia a dia, dos ritos de passagem, rituais religiosos e variados processos formativo-educacionais‘. (PAULEK e SIQUEIRA)
O DESENVOLVIMENTO DA BOSSA NOVA
Além disso, João Gilberto também teve contato e colaborou com outros músicos influentes da época, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Isso contribuiu muito para a evolução musical e o desenvolvimento da Bossa Nova. Combinou porém, a influência de músicos contemporâneos e a rica tradição musical brasileira. O samba, definitivamente, em suas diversas formas e estilos, é uma expressão musical profundamente enraizada na cultura afro-brasileira, como já apontamos. Em conclusão, o samba nasceu com influências africanas que remontam aos tempos da escravidão. Portanto, é justo dizer que a batida sincopada de João Gilberto na Bossa Nova é uma evolução natural das tradições musicais afro-brasileiras. Reflete pois, a rica diversidade cultural do Brasil.
A REVOLUÇÃO DA BOSSA NOVA
João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes na década de 1950, no Rio de Janeiro, deram vida à Bossa Nova. (Veja postagem sobre Vinícius de Moraes neste blog clicando no link https://conclavedesol.mastermusica.com.br/vinicius-de-moraes-o-poetinha-e-o-diplomata/). João Gilberto lançou seu álbum de estreia, ‘Chega de Saudade’, em 1959. Apresentou assim, ao mundo um novo som que combinava harmonias sofisticadas, melodias suaves e uma batida de violão singular. Ele percorreu dessa forma o caminho da vanguarda. Além de sua contribuição inestimável para a música brasileira, João Gilberto também foi um pioneiro em experimentação musical. Ele explorou também novas técnicas de gravação e arranjos, desafiando as convenções da época e abrindo novos horizontes para a música popular brasileira. A Bossa Nova lançou Antônio Carlos Jobim, Roberto Menescal e Carlinhos Lyra; eles foram os representantes mais expressivos. Inicialmente no jazz, depois foram aos poucos colocando a técnica em função da música brasileira.
O GÊNIO JOÃO GILBERTO
O impacto da Bossa Nova foi imenso, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. João Gilberto conquistou assim, admiradores e influenciou gerações de músicos, tanto dentro quanto fora do país. Sua abordagem minimalista e sua voz suave e sussurrante tornaram-se marcas registradas de sua música, inspirando artistas de diversos estilos musicais. Ele havia criado assim um jeito genuinamente brasileiro de se tocar violão. Portanto, ajudou a fundar um gênero de música que influenciou tudo mais que veio depois.
O LEGADO MUSICAL E O RECONHECIMENTO
Como o impacto da Bossa Nova foi muito grande, João Gilberto além de conquistar fãs no mundo todo, recebeu ao longo de sua carreira inúmeros prêmios e homenagens. Recebeu múltiplos ‘Grammys‘ e o título de “Personalidade do Ano” pela BBC em 2000. Sua influência desse modo, perdura não apenas na música brasileira, mas também na cultura global, sendo reverenciado como um dos maiores músicos do século XX.
SEUS RELACIONAMENTOS
João Gilberto teve três relacionamentos conjugais: ele se casou pela primeira vez com a cantora Astrud. Com ela teve uma filha chamada Bebel Gilberto. Bebel Gilberto também seguiu os passos de seus pais na música, tornando-se uma cantora e compositora reconhecida internacionalmente. Após o divórcio de João Gilberto com Astrud, ele casou-se novamente com Heloísa Maria Buarque de Hollanda a Miúcha, uma cantora e compositora brasileira. Juntos, tiveram uma filha chamada Luisa Carolina Buarque de Hollanda. Seu terceiro casamento foi com Claudia Faissol, com quem teve um filho João Marcelo Gilberto. João Marcelo também se tornou músico e produtor, seguindo os passos de seu pai na indústria musical. Esses relacionamentos familiares e laços afetivos acima de tudo, acrescentaram profundidade à vida pessoal de João Gilberto.
SUA PASSAGEM E SEU LEGADO
Despediu-se de nós, em 6 de julho de 2019, aos 88 anos. Partiu rumo a uma outra dimensão astral. João Gilberto continua a ser celebrado e reverenciado como um dos grandes mestres da música. Sua obra atemporal continua a encantar e inspirar audiências em todo o mundo. Observamos o poder transformador da música e do legado eterno deixado por aqueles que ousam desafiar os limites da criatividade. Além de sua contribuição inestimável para a música brasileira, sua obra teve o poder transformador e acima de tudo, deixou um legado eterno ao ousar desafiar os limites da criatividade.
MEMORIAL CASA DA BOSSA NOVA
João Gilberto morou em Juazeiro – Bahia numa casa que foi transformada no Memorial Casa da Bossa Nova. Cada cômodo narra a vida desse grande nome, esse ícone que ganhou o mundo com seu talento inigualável. A música brasileira se despediu então de João Gilberto com um “MUITO OBRIGADO”. Ficou a esperança de que sua contribuição artística chegue aos ouvidos e olhos das novas gerações. Não podemos deixar a memória de mais um ídolo ser corroída pelo tempo…
ARTISTAS QUE FALARAM SOBRE JOÃO GILBERTO
“João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato”. (Caetano)
“Se foi João Gilberto o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto. Fará muita falta mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo”. (Gal Costa)
“Apesar de não ter contato pessoal com ele, minha admiração, respeito e carinho por João Gilberto são inabaláveis. A partir do momento em que entendo a grandeza e a importância dele pra música nacional e mundial. não tem como não me sentir entristecida com a notícia. que ele descanse em luz.” (Maria Rita)
“João criou a Bossa Nova e me influenciou imensamente. Um dia ele me disse que eu era de sua família. E sou mesmo. Ele ensinou todos nós a cantar da forma mais bela do mundo. Vá em paz, mestre!” (Daniela Mercury)
Se você gostou deste Post, role a tela até o final e vai encontrar um local para fazer um comentário ou sugestão. Não deixe de ver nossa próxima postagem e obrigada pelo seu apoio!
Fonte:
- https://chat.openai.com/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Gilberto
- https://www6.juazeiro.ba.gov.br/joao-gilberto-prefeitura-de-juazeiro-celebra-92-anos-do-pai-da-bossa-nova/#:~:text=Uma%20data%20para%20ser%20festejada,92%20anos%20se%20estivesse%20vivo.
- https://www.cifraclub.com.br/blog/joao-gilberto-bossa-nova/
- https://www.significados.com.br/bossa-nova/#:~:text=Bossa%20Nova%20%C3%A9%20um%20g%C3%AAnero,estudantes%20e%20jovens%20em%20geral.
- https://www.ubc.org.br/publicacoes/noticia/18364/joao-gilberto-90-anos-o-interprete-que-compos-todo-um-genero
- https://www.instagram.com/p/Bzlo3t6BG4r/?utm_source=ig_embed&ig_rid=43b9624e-f975-475c-bfc2-67dcaff24097
- https://www.instagram.com/p/BzlnjYGnsQu/?utm_source=ig_embed&ig_rid=2ea99d02-4512-44f2-be7a-16fa7fb1e4d0
- https://novaresistencia.org/2020/10/21/a-sincope-de-joao-gilberto/
- https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/933/PAULEK%2C%20Jean%20Carlos.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=Os%20resultados%20em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20a,a%20partir%20de%20instrumentos%20como
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.