ANTONIO CALLADO É O PAI DO CHORO

Flor amorosa de Antonio Callado por por Lysia Condé

Antonio Callado é o Pai do Choro, quem foi…

Antonio Callado, pai do Choro  – nasceu no Rio de Janeiro, cidade imperial, em 1848. Filho de Joaquim Antônio da Silva Callado e de Mathilde de Souza Callado. Desde pequeno convivia com música, pois seu pai era pistonista, professor e mestre de banda na Sociedade dos Artistas e na Sociedade Carnavalesca dos Zuavos. Desta forma, sendo o pai propfessor de música, ele recebeu suas primeiras aulas em casa. Estudou teoria musical, piano e flauta com o pai. Naquela época (séc XIX) já havia festas carnavalescas e frequentemente sua família frequentava os clubes.

Início de sua carreira

Apresentou-se primeiramente aos quinze anos na sala de concertos no Teatro Ginásio Dramático. Tocou como segundo flautista para a Família Imperial. Sua música Flor Amorosa que compôs logo depois, foi um grande sucesso. Foi assim o primeiro choro a ser composto e até hoje faz parte do repertório de todos os amantes do choro. Querosene, foi também outra de suas primeiras composições. Procurou se aprimorar nos seus estudos; logo depois estudou regência, harmonia e composição com o maestro Henrique Alves de Mesquita exercendo desta forma sobre ele uma grande influência em suas composições.

Seu casamento

Casou-se com Feliciana Adelaide Callado, com quem teve três filhas e um filho. Precisava portanto sustentar a família; começou a trabalhar como músico profissional, tocando flauta em concertos, em salões privados e clubes populares. Compôs a polca Querida por Todos em homenagem a sua querida amiga Chiquinha Gonzaga.https://conclavedesol.mastermusica.com.br/chiquinha-gonzaga-a-primeira-maestrina-brasileira Compôs também a quadrilha Carnaval que foi um grande sucesso. Chiquinha frequentava com ele as Rodas de Música. Para suas apresentações Callado organizou seu próprio conjunto que se chamava ‘O Choro Carioca’.

Por que Callado é o ‘Pai do Choro’

Joaquim Antônio da Silva Callado recebeu a alcunha de ‘Pai dos Chorões’. Era e ainda é até hoje uma referência no choro. Formou um conjunto que ficou conhecido como “O Choro de Callado”; ele tocava sua flauta de ébano e era acompanhado por dois violões e um cavaquinho. Chiquinha Gonzaga tocava piano. O acompanhamento harmônico é a base do choro. Teve um aluno Viriato Correa e se tornaram grandes amigos. Foi compositor e junto com Callado foi considerado um dos primeiros chorões. Em suma, Antonio Callado foi aquele que fez de sua flauta nascer a brasilidade nas músicas. Aquela fase foi muito importante nesta nova maneira de interpretar as modinhas, os lundus, as valsas e polcas. Desta nova maneira de interpretar estes ritmos, nasce o choro.

O reconhecimento

Joaquim Antonio Callado lecionou na cadeira de flauta do Imperial Conservatório de Música em 1879 e em reconhecimento do seu importante trabalho na música recebeu então uma condecoração como Comendador da Imperial Ordem da Rosa.

Morte

Porém sua carreira de sucesso foi subitamente interrompida quando Antonio Callado cai de cama com uma meningoencefalite e falece ainda tão jovem na cidade do Rio de Janeiro, aos 31 anos. Deixou quatro filhos com Feliciana Adelaide Callado: Alice Callado Corrêa, Luísa Callado Ribeiro de Castro, Elvira Callado e Artur da Silva Callado.

‘Querida por Todos’ por Teresa Madeira

4 thoughts on “ANTONIO CALLADO É O PAI DO CHORO

  1. Que bom poder saber um pouco da história de quem foi considerado um dos grandes responsáveis pelo choro no Brasil. E que música mais gostosa e bonita ‘Querida por todos’. Antônio Callado faleceu novo, mas deixou seu legado, através da música.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.