CRISTAL VELLOSO

Quinteto Sopro Novo

A música me levou para muitos mundos diferentes. O primeiro foi o palco. Desde os meus seis anos não houve um só ano de minha vida em que eu não tenha feito uma apresentação.” (Cristal Velloso)

Angélica Cristal Velloso desde criança se dedica à música. É flautista doce, compositora, gestora e docente.

Cristal é bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP); estudou o método Orff de musicalização no Instituto Orff em Salzbourgna Áustria, teve aulas de consciência corporal e danças étnicas e folclóricas. Isso a levou a buscar técnicas alternativas que fizessem com que os alunos se interessassem pela música; ao mesmo tempo eles podia refletir e reter os conhecimentos. Ela estudou danças étnicas na escolas de Ivaldo Bertazzo, André Trindade e Beth Gervitz. Utilizou os conhecimentos de integração das linguagens artísticas para dar aulas na sua própria escola – Espaço de arte Integrada – E.A.I. Aproveitou essas experiências para fazer suas pesquisas para seu curso de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua carreira tem sido desenvolvido por mais de quarenta anos. Como docente, diretora pedagógica e sócia-proprietária do Espaço Arte Integrada (SBC); ela exerce o cargo de professora de flauta doce há quinze anos na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

Os exercícios que ela criou, com toda essa experiência, tinham o fator favorável de serem pouco convencionais e assim foram usados de forma original nas escolas FASCS e FATEA. Ela percebeu então que poderia estrapolar essa prática para os treinamentos corporativos. Fez um trabalho com executivos na consultoria DVCA do seu irmão e foi o maior sucesso. Criou o Programa Coração Valente e ganhou o prêmio na ASTD Internacional.

Em 2004, foi convidade para trabalhar na Yamaha como Professora de Flauta Doce. Eles procuravam também alguém que tivesse experiência em treinamento, experiência empresarial e em  gestão de pessoas. Aceitou o convite. Iniciou fazendo inúmeras inovações que muito veio a contribuir para que o setor crescesse . Fundou a Academia Sopro Novo Yamaha onde também é professora. Criou um programa denominado Sopro Novo de Iniciação Musical através da Flauta Doce. Para desenvolver este trabalho criou um método que tem ajudado professores e alunos. Promoveu também diversos cursos para os professores das Redes Municipais e Estaduais. Mais de 8.000 professores e mais de 4.000.000 crianças já se beneficiaram destes cursos. Sua metodologia tem ajudado professores em todo Brasil.

Como compositora tem vários livros de sua autoria, treze volumes da Revista Sopro Novo Yamaha e Revista Digital Soprus. Criou muitos materiais pedagógicos visando facilitar a aprendizagem das crianças sobre a flauta doce. O Quebra cabeça: Entendendo a digitação da Flauta Doce é um deles. Compôs os Cadernos de Flauta Doce para flauta Soprano, Contralto, Tenor, Prática de Conjunto, Aprendendo a Ler Música, Orquestra de Flauta Doce, Orquestra de Flauta Doce 2. O Caderno de Flauta Doce Tenor teve uma nova edição no qual foram inseridas várias coisas: novas músicas, cifras, play backs e mandalas; para as mandalas houve uma sugestão que os alunos pintassem a seu gosto. Idealizou e apresentou o Programa Sopro Novo Web TV. Como instrumentista idealizou e criou o Quinteto de Flautas Doces Sopro Novo Yamaha do qual faz parte.

Pelo trabalho que Cristal Velloso vem desempenhando na Educação Musical recebeu da diretora Mirtes Strapazzon uma homenagem: no Conservatório de Belas Artes de Joinville: uma das salas da escola recebeu o nome de Sala Angélica Cristal Velloso, como reconhecimento pelo seu empenho em levar o conhecimento musical a todos que também amam a música.

“Tocar um instrumento de sopro é mais do que soprar, é transformar o seu ar em música , é doação e valorização da escuta.” (Cristal Velloso)

Quinteto Sopro Novo e Orquestra Sinfônica de São Paulo

4 thoughts on “CRISTAL VELLOSO

  1. Aila minha querida
    Sim. Há quem diga que a música é a linguagem da alma. Eu creio que levaremos essa música que possamos fazer aqui, para esferas mais elevadas para que não se perca este aprendizado tão sublime.
    Beijos
    Nilce

  2. Gilberto
    A Cristal Velloso é uma artista dinâmica e com uma criatividade incrível que se pode notar pelas realizações dela.
    Continue apoiandoo nosso Blog
    Nilce

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.