PROJETO GURI

DETROIT – EUA

COMO NASCEU O PROJETO

O PROJETO GURI nasceu em 1995 pela iniciativa da Secretaria de Cultura de São Paulo. Tinha como objetivo promover a inclusão social e cultural de meninos e meninas através do ensino da música. Melanie Farkas era a presidente e atualmente faz parte do Conselho Consultivo. Desde o começo foi um sucesso. Melanie esteve por treze anos na presidência. As crianças foram treinadas e preparadas para apresentações.

APRESENTAÇÔES

  • Festival de Inverno de Campos de Jordão
  • Sala São Paulo
  • África do sul
  • ONU
  • Nova Iorque
  • Fizeram várias gravações em CD
  • Apresentações no interior de São Paulo

ATENDIMENTO ATUAL

Hoje o Projeto atende por volta de 40.000 alunos e está presente em mais de 300 municípios paulista. O Projeto tem dois mantenedores. O Goverso do Estado de São Paulo e a AAPG – Associção dos Amigos do Projeto Guri. Esta Assocviação recebe apoio de: Prefeituras, Organizações Sociais, Empresas e Pessoas Físicas.

INICIATIVAS IMPLEMENTADAS

Algumas iniciativas foram implementadas para melhorar a qualidade e oportunizar a pesquisa: Circuito de Aulas-Espetáculo, Acervo Literário, Lançamento de Polos Regionais, implantação de Regionais Administrativas e melhores estruturas para atendimento.

INGRESSO E METODOLOGIA

Os cursos do Projeto são gratuítos. Não há exigência de seleção. A única exigência é que os alunos estejam matriculados em uma escola, ter entre 6 e 18 anos incompletos e fazer a inscrição de acordo com seu interesse direto no polo. Aos alunos são oferecedos cursos de aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou ambos os cursos além da opção pelo curso de luteria. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade. As atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos e alunas. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Além desses benefícios o Projeto oferece Bolsas de Estudos para os jovens que se destacam e que tenham talento.

Para os jovens, participar do Projeto Guri significa unir aprendizado e satisfação. Por tudo isso, o ensino musical é a ferramenta escolhida pelo Projeto Guri para o cumprimento da sua missão de inclusão sociocultural.

Fontes:

  • https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/projeto-guri-faz-15-anos-com-40-mil-alunos-em-301-municipios/#:~:text=Criado%20pela%20Secretaria%20de%20Cultura,consultivo%20da%20AAPG%2C%20Melanie%20Farkas.
  • http://www.projetoguri.org.br/como-funciona/
  • https://www.saopaulo.sp.gov.br/eventos/reconhecimento-projeto-guri-participa-de-conferencia-na-africa-do-sul-2

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.