D. PEDRO I – O MÚSICO E COMPOSITOR

A INDEPENDÊNCIA

D. Pedro de Alcântara era filho de D. João VI e D. Carlota Joaquina. Nasceu em Portugal. Teve desde cedo uma esmerada iniciação musical. Teve vários professores, entre eles Marcos Portugal.

A familia real veio para o Brasil em 1808 e D. Pedro tinha então nove anos de idade. Seu professor Marcos Portugal tinha a nobre tarefa de continuar a educação musical do príncipe. Este teve uma excelente formação: conta-se que, cantava bem, regia, tocava bem vários instrumentos: piano, flauta, clarinete, violino baixo, trombone, harpa e violão.

D. Pedro I tornou-se Imperador do Brasil quando tornou o Brasil livre de Portugal em 1822, tendo como grande marco o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

A letra do Hino da Independência foi escrita por Evaristo da Veiga em agosto de 1822. A primeira melodia foi composta por Marcos Antônio da Fonseca Portugal, em 1822. Depois o próprio Imperador D. Pedro I compôs uma nova melodia. Essa mudança aconteceu em 1824; infelizmente não temos o relato sobre o momento em que o imperador criou a melodia.

Como compositor sua obra é extensa. Compôs musica teatral, música de câmara, hinos militares, hinos patrióticos e músicas religiosas. Entre tantos hinos que ele compôs, destacamos o Hino da Independência.

O hino ficou esquecido por muito tempo e seu resgate ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas, por obra do ministro Gustavo Capanema. Oficializou-se a melodia de D. Pedro I como a original para a canção.

A REPÚBLICA

O Brasil insatisfeito com o regime monárquico e inspirado em outras nações que mudaram o seu regime de governo para República, derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil. Houve uma articulaçâo entre militares e civis e todos reivindicavam o direito de se manifestar, que tinha sido proibido pela monarquia. Muitos queriam maior participaçãopela via eleitoral e a questão abolicionista também somou forças. A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889.

Um regime novo, muitas coisas a serem resolvidas e entre elas a criação de um novo hino para comemorar esta data. O Marechal Deodoro da Fonseca lançou então um concurso para a criação de um hino. Ganhou o que tinha letra de Medeiros e Albuquerque e a música de Leopoldo Américo Miguez. Este é o Hino da Proclamação da República.

  • Fontes:
  • https://musicabrasilis.org.br/temas/d-pedro-i-do-brasil-iv-de-portugal-hinos-e-marcha-imperial
  • https://musicabrasilis.org.br/compositores/d-pedro-de-alcantara
  • https://brasilescola.uol.com.br/historiab/hinodaindependencia.htm
  • https://brasilescola.uol.com.br/historiab/proclamacaodarepublica.htm

Descubra mais sobre

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

6 thoughts on “D. PEDRO I – O MÚSICO E COMPOSITOR

  1. Gilberto,
    Sim, Eu gosto muito de história e gosto da nossa história. D. Pedro era um excelente músico e compôs muitas obras. Os brasileiros poderiam ter mais acesso a esses fatos. Por isso o objetivo do nosso Blog é divulgar.
    Grata
    Nilce

  2. Milton
    Sim. Importante resgatar e reacender o patriotismo tão esquecido em nosso país. E os hinos são símbolos nacionais. Conhecer seus autores e a história que os envolve é muito gratificante.
    Obrigada pelo seu apoio.
    Nilce

  3. Importante resgatar a história do hinos da nação brasileira que nos remetem ao patriotismo. Aprendi com as informações e sugiro que possamos conhecer como, quando e autores de outras músicas como: Hino Nacional, hino a Bandeira e outros. Parabéns pelo trabalho.

  4. Rosane
    Sim. Eu aprendi desde pequena amar a nossa Pátria. Eu devia ter uns cinco anos e já declamava pequenos poemas que minha mãe ensinava enaltecendo a nossa terra. Como minha mãe era professora transmitiu pra nós esse amor à Patria.
    E eu sou muito grata a ela por isso.
    Obrigada
    Nilce

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.