ROBERTO CORREA E GUSTAVO FRECCIA

Roberto Corrêa – Boi Martelo (Viola Repentista e Viola da Gamba)

Você conhece as Violas Brasileiras?

Você sabe o que é Viola da Gamba Baixo?

Roberto Correa explica neste vídeo as diferentes violas que foram criadas pelo povo brasileiro. Roberto Correa é um pesquisador da nossa cultura musical.

Roberto Correa explica que o seu novo Projeto traz doze composições inéditas, feitas para cada uma das seis violas brasileiras – Viola Caipira, Viola Machete Baiana, Viola Repentista, Viola de Buriti, Viola de Cocho e Viola Caiçara.

  • Viola Caipira – encontrada no Brasil Central
  • Viola Machete Baiana – encontrada no Recôncavo Baiano
  • Viola Repentista – Encontrada no Nordeste
  • Viola de Buriti – Encontrada em Tocantins no Maranhão
  • Viola de Cocho – Encontrada no Mato Grosso
  • Viola Caiçara – Encontrada no Litoral Sul

A Viola da Gamba é um instrumento da época Renascentista e Barroca; tem sete cordas e é tocada com arco. Este instrumento por ser grande é segurado em pé ou entre as pernas. Este costume originou o nome em italiano de viola da gamba (viola de perna). Pode ser tocada friccionando as cordas com o arco ou pinçando (pzzicato).

As composições de Roberto Correa foram feitas com as diferentes violas em duo com a Viola da Gamba de Gustavo Freccia, instrumento da Renascença e do Barroco.

One thought on “ROBERTO CORREA E GUSTAVO FRECCIA

  1. boa noite revendo estes conceitos de viola a gente ve o quao bonito sao os instrumentos que harmonizam o som e nos da paz e alegria.parabens roberto correa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.