DONGA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA MÚSICA

QUEM FOI DONGA AFINAL?

DONGA nasceu no Rio de Janeiro em 1890. Ele teve uma enorme importância para a implementação do samba na nossa música. Seu nome completo era Ernesto Joaquim Maria dos Santos. Foi músico, compositor e violonista brasileiro. Seu pai Pedro Joaquim Maria trabalhava como pedreiro, gostava de música e tocava bombardino; sua mãe se chamava Amélia Silvana de Araújo. Ela, Tia Ciata e suas amigas Tia Presciliana, Tia Gracinda e Tia Verdiana fundaram ranchos onde cultivavam sessões de candonblé e sambas. Além do mais, Donga aprendia a coreografia do jongo, afoxé, as danças derivadas do candomblé nas rodas de ex-escravos e negros baianos. Essas rodas, por conseguinte, deram origem ao que conhecemos hoje por Rodas de Samba.

DONGA E A MÚSICA ‘PELO TELEFONE’

As festas eram realizadas no terreiro de Tia Ciata. Consequentemente muito jovem ainda, Donga teve muitos estímulos musicais. Procurou então Quincas Laranjeiras para fazer aulas de violão. Depois disso aprendeu cavaquinho e mais tarde também, violão-banjo. Em 1916 Donga fez a gravação PELO TELEFONE que é considerado o primeiro samba gravado na história. Este samba, devido a sua letra e música contagiantes, fez um grande sucesso no carnaval e foi amplamente noticiado pela imprensa. Porém, muito se dicutiu na época se a música foi composta por uma só pessoa ou foi de autoria coletiva. O samba foi composto no terreiro de Tia Ciata onde aconteciam as festas. Nunca se chegou a nenhuma conclusão. Porém, esta foi a primeira vez que se gravou um samba. Das cordas do violão de Donga nasceu o samba como o conhecemos hoje.

DONGA SUA IMPORTÂNCIA E A ORQUESTRA

Participou de diversos grupos ou conjuntos: Grupo de Caxangá, Guarda Velha e Diabos do Céu. Excursionavam frequentemente pelo Brasil. Ele organizou depois uma Orquestra. Convidou Pixinguinha e outros seis músicos formando desta forma a Orquestra Típica Donga-Pixinguinha. Este grupo fazia frequentemente excursões pela Argentina e França. Em suma o músico participou, ao longo de sua carreira de diversos conjuntos.

DONGA, SUAS COMPOSIÇÕES E O SUCESSO

Donga em 1926 integrou a Banda Carlito Jazz. Trabalhava-se neste período na gravação de um disco. A importância de Donga foi tão grande que ele teve a organização de dois maestros para a produção do disco Native Brazilian Music: O brasileiro Villa Lobos e o Americano Leopold Stokovski elançou-se o disco nos Estados Unidos pela Columbia. Ele gravou nove composições suas com os rítmos: toadas, lundus e macumbas. Entre suas composições além de Pelo Telefone destaca-se: Passarinho bateu asas, Bamba-Bamba, Cantiga de festa, Macumba de Oxossi, Macumba de Iansã, Seu Mané Luis, Ranchinho Desfeito, Patrão prenda seu gado. Em outras palavras ele oficializou o gênero samba, e compôs também valsas, toadas, marchinhas e emboladas.

DONGA, CASAMENTOS E MORTE

Donga foi casado quatro vezes. Primeiramente casou-se com a cantora soprano Zaira de Oliveira em 1932. No entanto, ficou viúvo dois anos depois. Teve ainda outros dois relacionamentos. Depois casou-se com Maria das Dores Santos. Eles moravam no Bairro Aldeia Campista. Em 1974 Donga faleceu doente e quase cego. Ela faleceu no Rio em 19/05/2015 com a idade de 104 anos. Donga deixou, portanto, uma trajetória muito linda do seu trabalho. Dessa forma a sua influência foi muito importante no nascimento do samba. Este rítmo envolvente caracteriza a nossa música brasileira. Portanto o legado deixado para a nossa história da música o coloca no patamar dos personagens inesquecíveis de nossa história. 

Ranchinho Desfeito

FONTE:

Não percam nossa próxima postagem sobre o nosso grande e memorável PIXINGUINHA!


Descubra mais sobre

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

2 thoughts on “DONGA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA MÚSICA

  1. Não tem ritmo mais gostoso que anima que o samba. Como é bom conhecer um pouco da história e dos responsáveis por esse ritmo contagiante que faz parte dos nossos carnavais e dos eventos mais animados. Gratidão ao Donga por ser um dos responsáveis pelo legado do samba.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.