UMBIGADA, AFINAL O QUE É?

UMBIGADA, afinal o que é?

UMBIGADA, afinal o que é? Umbigada é uma palavra derivada de “umbigo” é um movimento de dança em vários tipos de dança afro-brasileiras. Executa-se quando um dançarino abre os braços e estende a barriga na área do umbigo em direção a outra dançarina porque esse toque simboliza um cumprimento ou um convite para dançar juntos. É denominada também de “golpe de barriga”.

COCO DE UMBIGADA

COCO DE UMBIGADA é uma dança de roda da Região Nordeste do Brasil. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. A dança é acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos. É denominada também como pagodezambêcoco de usinacoco de rodacoco de emboladacoco de praiacoco do sertãococo de umbigada.

PORQUE O UMBIGO É A PRIMEIRA BOCA

Os africanos usam a expressão “o umbigo é a primeira boca” porque esta expressão tem relação com a importância simbólica que o umbigo tem em muitas culturas. O umbigo é considerado a fonte da vida, é sagrado e é por meio dele que o feto é nutrido durante a gestação. Por esse motivo, o umbigo é visto como um órgão sagrado e poderoso. A expressão “o umbigo é a primeira boca” pode ser entendida como uma forma de exaltar a importância simbólica do umbigo e de reconhecer sua influência na vida e nas relações humanas.

Na Umbigada, o toque dos umbigos é um gesto de conexão entre as pessoas, uma forma de estabelecer um vínculo e de compartilhar a energia e compartilhar o espírito da dança. Mas é também uma maneira de reconhecer a importância do umbigo como centro de energia e vitalidade, e de valorizar a cultura e as tradições africanas.

ONDE SE PODE VER A UMBIGADA?

umbigada, afinal o que é?

Esta dança tem origem na região de Angola. No Brasil na região da Bahia essa dança permanece viva especialmente em festas populares e folclóricas, como o Carnaval de Salvador e a Festa de São João na Bahia. A Umbigada presente em grupos de dança e em escolas de dança valorizam a cultura e as tradições afro-brasileiras. A dança tem um valor cultural e histórico importante.

Importante conhecer e valorizar as nossas raízes e a nossa cultura para entendermos a nossa identidade como povo e como nação. A cultura brasileira é rica e diversa, com influências indígenas, africanas, europeias e de muitas outras origens. Além disso, a valorização da cultura e das tradições brasileiras contribui para a preservação e o fortalecimento da diversidade cultural do nosso país. Através dessas manifestações, podemos compartilhar nossa história e nossas tradições, além de promover a inclusão e a diversidade cultural em nossa sociedade.

Batuque da Umbigada

FONTE:

Veja também

Samba

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.